Sempre que possível estarei postando aqui os últimos acontecimentos referentes a cada aula.
Na aula do dia 24/11/2009, as atividades foram as seguintes:
- Roteiro para resolução de problemas de G. Polya.
- Resolver os problemas da aula do final de semana (1. material de má qualidade e 2. provinha)
- Construção de um mapa conceitual sobre a resolução do problema.
No meu caso fiquei em grupo com Mateus, Ulisses, Clécio e outros.
Resolvermos o primeiro problema. Chegamos a seguinte conclusão:
Incógnita: Por que o material não era de qualidade?
Os dados:
- Alto índice de desistência, e baixo rendimento.
- Realmente o material tinha baixa qualidade.
- Os elementos gráficos eram de má qualidade e incompatíveis com o conteúdo.
- O material não foi corrigido ou não foi corrigido adequadamente.
- O nível do material não estava adequado para o público alvo.
Resolução do problema:
- Dialogo claro entre coordenação e professor-autor de conteúdo.
- Capacitação dos autores do material nas ferramentas de produção.
- Analise do material pela coordenação. A coordenação de deve verificar os seguintes pontos:
- Coerência entre as capacidades buscadas e o conteúdo do material didático.
- Linguagem adequada.
- Verificação do nível de dificuldade em relação ao publico alvo.
- Qualidade e coerência dos elementos gráficos.
- Introdução de ferramentas colaborativas.
- Criação de uma turma piloto, onde o material será testado.
- Aplicação do material na turma real.
Em seguida criamos o mapa conceitual da resolução do problema da qualidade do material didático.
Por agora é só Pessoal!
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